Baseado em ampla produção bibliográfica, projeto de iniciação científica tem início no Instituto Federal de São Paulo, de Cubatão.
Temas como “Turismo”, “Gestão Pública” e “Economia do Mar” são os temas centrais de um projeto de pesquisa em execução no Câmpus Cubatão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.
A iniciativa, que é vinculada ao Curso Superior de Bacharelado em Turismo, tem a coordenação do professor Aristides Faria. Desde 2016, outros projetos foram realizados na instituição e contribuíram para a fundamentação do “Observatório do Turismo & Economia do Mar”.
O Observatório é fruto, também, de articulação entre o Grupo de Pesquisa (CNPq) "Observatório de Turismo do Litoral Paulista" (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/389731), sediado nesta unidade institucional, e os grupos "Pesquisa nas Indústrias de Cruzeiros Marítimos e Fluviais" (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/733774), do IFSP Câmpus Jacareí, e "Centro de Pesquisa e Inovação em Consumo, Mercados e Negócios" (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7724034115760155), da PUC-Rio.
Sistema Integrado de Gestão de Destinos Turísticos (SIGESTur)
O SIGESTur é o pilar fundamental do “Observatório do Turismo & Economia do Mar”, então, desde 2016, publicações acadêmicas, projetos de iniciação científica e extensão universitária foram executados no sentido de validar diferentes esferas do projeto vigente.
Livros
Os livros “Competitividade no setor de Viagens e Turismo: estudo de casos múltiplos no litoral paulista” (Ed. Scortecci, (2017) e “Gestão Pública Municipal: múltiplos olhares” (Ed. Scortecci, 2020) contribuíram para a validação do “Observatório do Turismo & Economia do Mar”. O primeiro é de autoria do professor Aristides Faria e o segundo teve sua organização e coautoria.
Serviço
Blog: www.sigestur.com
Instagram: @observatoriodoturismo
Painel de dados: www.observatoriodoturismo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por sua participação!!